Coisinhas boas que todos nós deviamos consumir # 1



A verdade é que há dois anos atrás não conhecia metade destes ingredientes. A maturidade trouxe-me o interesse em muitas coisas, um deles é este.

 
 
Spirulina
 
 

"A espirulina, é uma micro alga-azul, com a forma espiral, pertencente ao grupo de 1500especies de plantas aquáticas microscópicas, que cresce naturalmente em lagos tropicais e subtropicais com altas concentrações de pH, carbonato e bicarbonato. As mais utilizadas são Spirulina máxima e a Spirulina platensis.


 A sua cor azulada vem das ficocianinas, que conferem uns pigmentos azuis, a clorofilina dá-lhe um pigmento verde e os carotenoides pigmentação laranja.
A espirulina é o alimento mais completo conhecido e foi desde os primórdios, uma fonte suplementar das populações que habitavam perto de lagos, já os aztecas adicionavam spirulina às suas refeições, assim como algumas populações do Norte de África. Na alimentação contemporânea, a spirulina só foi reintroduzida há cerca de 30 anos, sendo que países como o japão, a França e os Estados Unidos consideram esta alga uma das maiores descobertas no campo da alimentação natural.
A espirulina contém cerca de 85% a 95% de proteína digerível.


 Os aminoácidos presentes na espirulina são: , vitaminas, fito nutrientes e minerais, dos quais a vitamina B12, antioxidante betacaroteno, ácido gamalinoleico,  ferro e clorofila.
Os fitonutrientes (que atuam no sistema imunitário e promovem a saúde das células) como os sulfolípidos, os polissacáridos e as ficobilinas.


 A toma de espirulina é útil na manutenção da saúde, como fonte de energia, na desintoxicação do organismo, na prevenção de acidentes vasculares e infeções e no alívio de sintomas menstruais. A fenilalanina presente na espirulina, causa uma sensação de saciedade que leva uma pessoa a comer menos, podendo ser consumida por pessoas obesas, sem o risco de perdas nutricionais. Não existem restrições para a toma da espirulina, todos a podem consumir, especialmente quem sofre de problemas ao nível do aparelho digestivo.

 A espirulina é muito utilizada por que segue regimes alimentares restritos, como no caso dos vegetarianos, que a consomem pelo seu alto teor em vitamina B12. Para os atletas recomenda-se dadoa sua alta concentração proteica (20 vezes o valor da soja e 200 o da carne de vaca) e ausência de gorduras ou hidratos de carbono."




 

"Composição:
Proteínas: (85% /90%), incluindo aminoácidos essenciais
Vitaminas: A, D, B2, B6 e B12
Antioxidantes: betacaroteno, clorofila e ficocianina"



Fonte: http://www.sociedadevegan.com/spirulina-micro-alg

Rita

4 comentários:

  1. Não conhecia , obrigada pela partilha

    Beijocas
    Paula

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    1. De nada Paulita :)

      Em breve vou postar uma receita de um batido multivitamínico com este super alimento!

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