Momentos que nos marcam...


Existem situações que nos fazem por em suspenso a azáfama do dia-a-dia. Chegava a casa e deparei-me com uma senhora caída no chão, já estava lá uma senhora a ajuda-la, demorei uns instantes a cair em mim e ajudar também. Esta senhora, na casa dos 80 foi ao supermercado mais próximo a pé, e vinha com dois saquinhos demasiado pesados para a sua fragilidade. Então levava-os faseadamente, primeiro andava uns metros com um saco, pousava-o no chão e voltava atras para ir buscar o outro, e assim sucessivamente. Para ajudar ainda tinha uma bengala… estão a imaginar a logística. As pernas fraquejaram e caiu no chão. Levantámo-la (entretanto a outra rapariga foi-se embora), levei os sacos até a porta de casa, que é em frente à minha, mas do outro lado da rua. Esta senhora que vive sozinha só tem um filho que não a visita muito regularmente (pelo que percebi, e nunca apontando o dedo), para chegar a casa tem de enfrentar uma escadaria engrume que até a mim me mete medo.
 
 
Trocados dois dedos de conversa, fechou a porta de casa agradecendo muito e dizendo para aparecer quando pudesse para falarmos um bocadinho.
 
 
Voltei as costas mas não consegui viver a minha vida. As lágrimas corriam a uma velocidade vertiginosa, senti tanta dor, tanto mau estar, tanto sentimento de culpa por viver nesta sociedade que está longe de ser perfeita. Não consegui deixar para trás, não consegui voltar a viver como se nada fosse, sentia-me descontável no meu papel, no meu ser, no lugar mais profundo da minha essência, da minha alma.
 
 
 
 
Tinha de lá voltar, tinha de fazer alguma coisa, naquele caso, como em tanto outros, pouco é tanto, mas tanto! E foi, foi muito, para mim e para aquela doce senhora por quem o meu coração ainda treme só de pensar. Voltei e lá ficámos, conversámos, deixei o meu contacto para futuras idas às compras. Espero poder ajudá-la e garantir que esta triste situação não se repita.
 
 
Rita

3 comentários:

  1. Ainda bem que existem pessoas como tu.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que muitas pessoas sentiriam necessidade de agir como eu :)

      Obrigada pela visita!

      Eliminar
  2. Adorei o teu gesto solidário, a nossa sociedade precisa de pessoas como tu. Bjs

    ResponderEliminar