Aquelas coisas que me irritam!

Ontem tive de ir ao centro de emprego entregar uns documentos, confesso que saí de lá irritada com a inercia de algumas pessoas, que simplesmente gostam de ser parasitas do estado.

 Pelo que entendi algumas pessoas com escolaridade abaixo do 9º ano estavam a ser convocadas para iniciarem um curso de 3 anos (remunerado) com a finalidade de aumentarem a escolaridade. Tem em conta que não há emprego para todos, julgo ser uma boa solução. Talvez o método de ensino não seja o melhor, talvez algumas destas pessoas não vão ter motivação para estudar e ainda vamos ter de lhes pagar para o fazerem MAS penso que será melhor do que estarem em casa à espera de um emprego que pode não chegar tão cedo. Durante este tempo, aprendem alguma coisa e aumentam a escolaridade. Porque, ver miúdos com 20 anos sem o 12º ano hoje em dia já não se admite. Ou melhor, se tivessem empregos estáveis, se até estivessem a “subir” na vida até admitiria mas sempre com muitas reticências. E não julguem que acho que quem tem um canudo é que é muito esperto, porque não, há por aí verdadeiros totós ou ratinhos de biblioteca que depois “panicam” no mercado de trabalho. Há por aí pessoas com menos escolaridade que têm muito mais valor profissional que licenciados. As coisas não são nem nunca serão tão lineares assim.

Bem, acho que fui clara na minha opinião. O que irritou foi ver a cara dos recrutados, especificamente 3 recrutadas, a gozarem literalmente com a situação. Com frases do género:

“ Paguem-me, paguem-me mas eu nem um trabalho faço.”

“Estes tão sempre a inventar, meto um atestado e pronto.”

“Devem pensar que não tenho mais nada que fazer.”

“Estudar, ahahahaha, eu tenho lá paciência para essa cena.”

“ Olha-me estes, chamam-me aqui e agora dizem que é para estudar.”

Bem, até me irritou a úlcera nervosa que não tenho no estomago! As elações que eu tiro é que queriam ficar a coçar a micose em casa e cair lá o rendimento mínimo todos os meses…

Enfim, tanta gente desesperada por trabalho, tanta gente a aceitar o que quer que seja, a querer uma luz ao fundo do túnel e depois temos estas pessoas que simplesmente querem continuar dependentes do estado. Ficariam na mesma é certo, mas ao menos ao fim dos 3 anos ficariam mais capacitados para se lançarem no mercado de emprego. As oportunidades servem para ser agarradas com unhas e dentes, ainda mais nos dias que correm.
 
Rita

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Mas acho que se hoje em dia eu abrir a boca a defender em qualquer coisita do estado(sabendo que eles não estão certos na maioria das medidas) ou para criticar essas pessoas tenho a sensação que me querem logo comer ou ficam prontinhos para me mandar a boca 'Ve-se mesmo que nunca te faltou nada!' enfim mentes abstractas Lol
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, sabes que temos opiniões mto semelhantes relativamente a este assunto.
      Rita

      Eliminar