Restaurantes que vale a pena conhecer # Aldeia da Serra D`ossa




"O Chana do Bernardino" (Redondo - Alentejo)
Conheci este local há muitos anos atrás, altura em que era verdadeiramente genuíno. Não que agora não seja, mas confesso que sinto falta da antiga mercearia com mesinhas pequenas, cada uma com uma toalha de padrão diferente, da braseira (de brasas!) para aquecermos os pés por baixo de cada mesa, dos frigoríficos e arcas na sala onde fazíamos a refeição. Um sítio como já não deve haver mais.
O Sr. Bernardino, senhor de extrema simpatia e bem-falante cativa todos com as suas palavras que se repetem visita após visita: “os meninos já conhecem a nossa casa?".
Este senhor é o proprietário do restaurante e é, indiscutivelmente, a sua alma. Faz questão de explicar prato a prato, ingrediente a ingrediente, tudo caseiro com a maior qualidade.
 
Agora, quem o visita já não irá viver a experiencia que eu tive a sorte de viver, já não encontrará a antiga mercearia, encontrará sim, um metros à frente um restaurante tradicional alentejano com mais condições. Este restaurante tornou-se bastante conhecido, muitas pessoas de fora começaram a ir de propósito experimentar as iguarias alentejanas, começaram a aparecer com bastante frequência em guias gastronómicos e a ter alguma visibilidade junto de algumas "elites" que adoram vir ao Alentejo sempre que podem.
Apesar da alteração, o carisma deste lugar contínua vivo, o Sr. Bernardino continua uma simpatia, a comida é fantástica (alentejana).
Para quem gosta de restaurante simples e genuínos não pode perder esta perola Alentejana.
 
 
 
 
Econtrei um comentário que traduz bem o quão adorado e genuíno é este local:
 
"Chana, é o único sitio do país que me faz percorrer 200km para almoçar.

O Chana, é o único sitio do mundo em que vi um vegetariano pedir leitão e babar-se perante uma farinheira.

O Fígado grelhado do Chana, dá 10 a 0 à maior parte dos Foie Gras q pululam por aí.

No Chana, todos os produtos são "ali da zona" como costuma referir o Sr. Bernardino ("até o Cação!").

No Chana, não há copos de vinho, este é apresentado à temperatura ambiente e os preços não andam longe dos de Lisboa. Mas até isso se perdoa...no Chana.

Não é por o sr. Bernardino continuar a desconfiar que sou jornalista do Expresso (apeasar de 1000 desmentidos meus), que sou sempre muito bem servido. Todos os clientes são servidos c a mesma simpatia e generosidade.

No Chana, não há cá discussões se a Sericá deve ser servida c ou sem ameixa d’Elvas. Vem com ela e não se fala mais nisso (quem não quiser põe de lado).

No Chana, até o caroço da ameixa d’Elvas se come.

O Chana, é a única casa que conheço q ao querermos deixar o nome para efectuar uma reserva, nos dizem "não é preciso, nós confiamos". "
 
 


Morada: Aldeia da Serra d`Ossa, 7170-120 Redondo       


Tlf: 266909414
Horário: Almoço 12h00 às 15h00; Jantar 19h00 às 21h00; Encerra às Segundas
Preço médio por pessoa: 20€

2 comentários:

  1. LOL que engraçado encontrar aqui esse restaurante, também não vou lá desde os meus 12 anos... apesar de ser tãooo perto de casa.
    XOXO

    ResponderEliminar