Uma questão de escolha!





Nunca fui uma pessoa magra, e, muito sinceramente, nunca desejei ser magrinha, magrinha. Gosto de pessoas bem constituídas, saudáveis e definidas. O meu metro e setenta e seis sempre me ajudou a disfarçar uns quilinhos a mais. Na infância sempre fui uma criança magra, com a mudança de idade tornei-me, durante alguns anos, um pequeno mamute. A partir dos 16 sempre fui cheinha, não era considerada gorda nem magra. Relativamente a esse assunto todos me diziam: tu não és gorda, és alta e tens estrutura larga (o que me irritava solenemente). Até aos 22 consegui ir mantendo o peso, engordava sempre no inverno e com a chegada do verão abria a pestana.  Nessa altura a celulite não era coisa que me assistia. Contudo, e com a maldita pilula comecei a ter problemas de má circulação e retenção de líquidos. Desde então, tem sido uma luta constante contra estes dois demónios. Sem dramatizar muito, até porque a vida é muito para além de uns quilinhos a mais.



Em 2007 fiz um tratamento de Endermologia e perdi num mês 12 Kg em líquidos! Vejam bem o disparate. Perdi muito volume e livrei-me da maldita celulite. No entanto, esta guerra tem de ser diária e enquanto não se fizer um clique na cabecinha não vale a pena gastar dinheiro em tratamentos. Resumindo: Passados dois meses estava igualita. E sempre foi assim, no inverno enfardava de tudo e em maio chorava, fazia dietas malucas, inscrevia-me no ginásio, massajava-me com tudo o que era cremes, bebia 5 litros de água… passado o verão esquecia tudinho, rendia-me ao sedentarismo e aos petiscos, ou seja, basicamente "alancava" no sofá a petiscar.



Dá uns meses para cá meti na cabeça que tinha de procurar um equilíbrio para ter mais saúde, mais energia, e acima de tudo me sentir bem comigo própria. Não se trata de fazer dieta mas sim mudar hábitos, o corpo ideal (consoante o nosso conceito do mesmo) só depende de nós e a boa notícia é que não é preciso gastar rios de dinheiro para o alcançar. Tem de existir muita força de vontade, coerência e nunca entrar em extremismos porque a vida é para ser vivida. Mas se queremos vive-la com qualidade temos de transpirar. O meu peso sempre influenciou e MUITO o meu humor, ter auto estima é fundamental. Vestir a minha roupinha e sentir-me bem faz-me muito feliz. Trata-se de por nos pratos da balança, o que nos faz mais feliz: comer dois pacotes de pipocas com o rabo enfiado no sofá ou conseguir calçar um salto alto sem ficar com os tornozelos da largura de uma árvore centenária?! Para mim a segunda, definitivamente.



Há coisas que eu me recuso a excluir, uma jantarada com amigos, um copo de vinho, um doce… E podemos fazê-lo, tem é de existir o tal equilíbrio. É necessário pensar duas vezes antes de comermos alguma coisa, pensar se vale mesmo a pena, se compensa. Não precisamos de deixar de comer tudo mas é imperativo fazer escolhas e não "enfardar" tudo que nos aparece à frente.


Vou dar algumas dicas para as pessoas que se identificaram com este post, pequenas coisas que fazem a diferença. Pelo menos para mim fazem,trata-se de uma aprendizagem diária relativamente ao meu corpo, aprender a lidar com ele da melhor forma.
Sinceramente, se este post ajudar uma pessoa que seja, já ficarei feliz.


Pequenos grandes gestos: 
  • Beber água é fundamental!
  • Durante anos recusei-me a beber água. Pensava: ó porra, então se faço retenção não vou beber nem uma gota e assim não retenho. A maior asneira que se pode fazer. Drenar é a minha palavra de ordem! Lol
    Estou sempre a beber água ou chá. Desta forma, sinto-me muito mais leve, a pele melhora significativamente, e o bem-estar também. NO ENTANTO, beber agua não chega, para drenarmos o mais possível temos de apostar numa alimentação saudável. Se formos ao Mcdonalds, comermos tudo a que temos direito e depois bebermos um litrinho de agua garanto-vos que vamos inchar e muito. Pelo menos comigo isso acontece.


  •  Tomar um bom drenante ou um chá específico!
  • Durante alguns anos, na fase do ano em que queria perder peso e volume agarrava-me aos drenantes, um em específico que consumia bastante era o Drena Fast, que faz muito bem o seu papel enquanto drenante. Hoje em dia prefiro tomar coisas mais “naturais”. À uns tempos, fui a uma ervanária pedir a opinião de senhor entendido no assunto. Comecei desde então a tomar uma mistura de chás: Dente de Leão e Centella Asiática. Aconselho a todas as meninas que façam retenção e tenham celulite. Além de ser extremamente barato, resulta mesmo. Experimentem beber um litro por dia, todos os dias e vão ver resultados. Eu vi! Hoje em dia bebo nem que seja uma ou duas chávenas, alternado com água. É óptimo também iniciar o dia com uma chávena deste chá quentinho.

  •  Nunca saltar refeições!
  • Para quem quer perder peso, ou mante-lo não pode de forma alguma saltar refeições, isso não emagrece. Tomar o pequeno-almoço é fundamental e comer alguma coisa ao meio da manha tornou-se regra para mim. Opto sempre por snacks saudaveis, nutritivos e saborosos.

  • Fazer Desporto...ou pelo menos tentar!
  • Bem, neste assunto admito que não sou exemplo para ninguém, nunca fiz nenhum. Era daquelas meninas que inventava as desculpas mais escabrosas para faltar às aulas de ginástica. Nunca me obriguei a praticar desporto, o que me arrependo muito. Já passei por todos os ginásios da cidade, no primeiro mês não tiro de lá os pés e depois começo a desmotivar-me. Também assumo que não gosto de ginásios, aquele culto do corpo irrita-me. E depois ser humilhada por velhinhas da hidroginástica nas aulas de step é triste. Lol Elas tão queridas, todas rijinhas e a saberem os passos de trás para a frente e eu completamente descoordenada…lol
    Então jurei a mim mesma que ia deixar de fazer doações aos ginásios e ia começar a fazer caminhadas. E até tenho cumprido… sempre que posso vou fazer uma caminhada de uma hora e pouco sempre em passo rápido. E faz tão bem, ao corpo e à alma. Portanto, o melhor é cada pessoa encontrar a actividade física que gosta de fazer e faze-la com prazer. 


  • Vibroplate!
  • Eu sei que existe muita controvérsia relativamente às plataformas vibratórias, eu tenho uma e vou falar-vos da minha experiencia com ela. A mim não emagrece, nunca emagreceu e sinceramente não acredito que emagreça, no entanto é espectacular para a má circulação e consequentemente para a celulite. No meu caso também me aumenta a massa muscular. Na minha opinião faz-me muito bem a pessoas com má circulação. Nunca excedo os 10 minutos diários e cumpro todas as regras de segurança. Estas plataformas requerem algum cuidado e são desaconselhadas para alguns problemas de saúde. 

  • Usar um bom creme!...
  • e dar uma “sova” às gordurinhas encrustadas. Se alguma vez fizeram alguma massagem anti celulitica sabem que se leva uma tremenda sova. É isso mesmo que devemos fazer em casa. Nem que seja com um creme normal. Um creme que já usei e notei alguns resultados foi o Trimgel.
    Procurem cremes com cafeina, ela extermina a casca de laranja, se tiverem paciência esfreguem as pernas com borras de café. Jactos de agua fria no final do banho também ajuda a ter firmeza. Agora, não se iludam... por creme sem fechar a boquinha e mexer o corpinho não vale a pena. Milagres não existem.

  • "Regras" na minha alimentação:

  1. Tento comer apenas uma fatia de pão por dia. Preciso de Hidratos de Carbono para ter energia mas não posso abusar. Geralmente opto por come-los ao pequeno almoço, acompanhado com manteiga de soja ou queijo fresco. 
  2. Não bebo refrigerantes, salvo raras excepções, normalmente cola zero. Mas o gás faz-me mal. 
  3. Ao almoço como normalmente, tentando evitar sempre aquelas coisas que todas sabemos e durante a tarde faço dois lanches com pequenas porções (fruta, iogurte, bolachas de arroz, gelatina, etc).
  4.  O maior truque, que para mim resulta imenso é comer só uma sopinha ao jantar (sem batata!). Por vezes não aguento e como uma fruta a seguir ou uma tosta com queijo fresco. 
  5. Se for jantar fora como o que me apetece mas com aquela regra de pensar duas vezes. Se como entradas não vou comer sobremesa. No dia seguinte tento ter mais actividade física.


 
Bem, acho que não vos disse nada de novo, todas nós sabemos a teoria, o pior é pô-la em prática todos os dias…

E é isto, ter uma alimentação equilibrada, ser feliz e assumir que todas temos defeitos e por mais que lutemos nunca vamos ser perfeitas. Portanto o melhor é assumi-los e fazer tudo para os atenuar.
O meu objectivo não é dar lições de moral sobre dietas a ninguem, apenas expor o meu ponto de vista sobre o assunto e, eventualmente ajudar-vos neste processo.



Qualquer duvida ou sugestão não hesitem.

Rita








1 comentário:

  1. Concordo com tudo o que disseste, nunca experimentei foi o vibroplate e foi bom saber a tua opinião.
    Optarmos por um estilo de vida saudável, não só nos favorece esteticamente mas também é bom para a saúde. Desde que faço exercício físico e melhorei a alimentação adoeço muito menos vezes e nas poucas vezes que fico gripada a recuperação é bastante mais rápida.
    Adorei o teu post:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar