My comfort food # Compota de Ameixa!

Quilos e quilos de ameixas rumaram à minha casa nas últimas semanas, resultado de árvores carregadinhas delas... Já não sabia o que fazer a tanta ameixa e deixa-las estragar nem pensar! Portanto, arregacei as mangas, pus a preguiça de lado, procurei receitas e aqui está a minha primeira compota! Nunca pensei que fosse tão fácil, apesar de ser super demorado (1H30 ao lume sempre a mexer). Ficou bastante boa, para a próxima colocarei menos açúcar, segui a receita mas na minha opinião, está muito doce.







Ingredientes:
2kg de ameixas;
Meia casca de limão;
2 Paus de Canela;
500 gr de Açúcar Mascavado.

Basta, arranjar a fruta, retirando a casca e o caroço. Colocar em lume brando com os restantes ingredientes. Ir sempre mexendo até ferver, e após levantar fervura mexer regularmente, cerca de 50 minutos até atingir o ponto de estrada, que conseguimos identificar retirando um pouco de doce para um prato e passando-lhe o dedo por cima, o doce separa-se, abrindo-se um género de estrada.

Rita

2 comentários:

  1. Tem óptimo aspecto :) beijinho

    http://sonhosdecacau.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Experimenta substituir as ameixas por frutas muito maduras daquelas que andam nas fruteiras e que já ninguém lhes pega; resulta com quase todas: maçãs, pêras, laranjas...e o »pecado original« tomate...muito simples e um miminho para um lanchinho de fim de tarde de verão ou pequeno almoço/brunch na piscina :P

    bjo A

    ResponderEliminar